O Museu Virtual da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho deriva de um outro projecto -
Inventário e Digitalização do Património Museológico da Educação - e tem como objectivo a divulgação do património desta escola que foi criada em 1885, com o nome de Escola Maria Pia e com um objectivo de largo alcance social - "a emancipação da mulher pela instrução".
Em 1917, por decreto do Presidente da República, Sidónio Pais, passou a chamar-se "Liceu Central de Almeida Garrett" e só no ano lectivo de 1933-34, passou a funcionar nas actuais instalações, com o nome de Liceu Feminino Maria Amália Vaz de Carvalho. Só a partir do ano lectivo 1975-76 deixou de ser exclusivamente feminina, para passar a receber, gradualmente, as suas primeiras turmas mistas. Com cento e treze anos de história, sempre dedicada ao público feminino de então e sede da Mocidade Portuguesa Feminina, guarda no seu espólio registos desta caminhada. Só assim se compreende a variedade e singularidade do seu património.
Esperamos, com o Museu Virtual, contribuir para a preservação de um património único, propriedade da memória colectiva dos portugueses.