Selos de qualidade

Notícias

Legislação recente

Portaria n.º 181/2019
Define os termos e as condições em que as escolas, no âmbito da autonomia e flexibilidade curricular, podem implementar uma gestão superior a 25 % das matrizes curriculares-base das ofertas educativas e formativas dos ensinos básico e secundário.

Despacho n.º 5754-A/2019 - Calendário Escolar 2019/2020 (no site da escola)
Determina a aprovação dos calendários, para o ano letivo de 2019-2020, dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, dos estabelecimentos particulares de ensino especial, bem como o calendário de provas e exames dos ensinos básico e secundário

Formação de professores da ESMAVC no Reino Unido e na Finlândia

ac1Ao abrigo do programa Erasmus+ (Ação chave 1), foi aprovada pela Agência Nacional Erasmusmais Educação e Formação a nossa candidatura referente ao projeto Boosting Quality Standards for the 21st century school, a decorrer entre os anos letivos 2019 e 2021.
Este projeto visa a formação de professores, técnicos de educação e pessoal administrativo, integrando 22 mobilidades com cursos estruturados de formação no Reino Unido e na Finlândia. Os cursos enquadram-se nos objetivos do plano de melhoria da escola, nomeadamente no âmbito da supervisão pedagógica e visam, ao nível das lideranças intermédias, a atualização e o desenvolvimento profissional dos professores nas suas áreas específicas de docência.
Segundo os seus critérios de avaliação, a Agência considerou que a candidatura identifica e corresponde aos objetivos e formato da Ação encontrando-se justificada no que concerne ao seu enquadramento no ensino escolar e relevância para o desenvolvimento profissional do público alvo. As necessidades identificadas correspondem a necessidades de desenvolvimento da Escola, havendo articulação com necessidades dos participantes a título individual. Tendo por base o Plano de Desenvolvimento Europeu (PDE), a proposta identifica áreas de intervenção prioritárias. Considera que a proposta possui potencial para produzir resultados de aprendizagem adequados para os participantes, dando resposta às necessidades de formação identificadas.
De um modo geral, a proposta irá contribuir para reforçar as capacidades e o âmbito internacional da Escola.

Partilhas à Quarta - videoconferências online

partilhas a quarta2Com o objetivo de divulgar práticas inovadoras de ensino e de aprendizagem, desenvolvidas no âmbito da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem e do projeto eTwinning, a ERTE/DGE agendou um conjunto de videoconferências, online – com a desiganação Partilhas à Quarta.

Esta 4ª feira, dia 5, às 21 horas será feita uma apresentação baseada na experiência da nossa escola com o título: "Perspetivas multidisciplinares em projetos internacionais". A sessão será dinamizada pelos professores Ana Melo, Francisco Ferreira e Margarida Godinho. Será apresentado o exemplo de dois projetos ERASMUS em que a participação de diferentes áreas disciplinares permitiu alargar as abordagens dos temas e foi fundamental para o enriquecimento do trabalho. Dia 5 às 21 horas. 

Vídeo da Sessão Apresentação
 

 

Equipa júnior masculina de Voleibol vence campeonato local do Desporto Escolar

VoleiMascBaliza site  VoleiMascEntregaMed site  Foi com brilhantismo, dedicação e muito empenho que a equipa masculina de Voleibol do Maria Amália terminou a fase local ( Lisboa) do Desporto Escolar em 1º lugar. Os nossos jovens jogaram com brio, espírito de equipa e com muito orgulho por representarem a Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho.
Assim, a classificação, após os encontros realizados no dia 15 de maio, na Escola Secundária Passos Manuel, ficou da seguinte forma: 1º Maria Amália Vaz de Carvalho; 2º Pina Manique, 3º Escola Secundária Passos Manuel e 4 º Escola Secundária de Camões
Temos orgulho em vocês...
Para o ano cá estaremos para continuar a senda das vitórias.
Parabéns… campeões!

Nota de pesar

NotadePesar 
A Direção e todo o pessoal docente e não docente da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho manifestam o seu profundo pesar pelo falecimento, ocorrido no dia 13 de maio, do professor Luís Gonçalves, por motivo de doença.
Desejamos que amigos e familiares encontrem o conforto necessário para suportar e superar este momento de dor.

O que se aprende com os Clássicos?

Última palestra do ano letivo 2018/2019 organizada pela Comunidade de Leitores. Dia 13 de maio, às 10:00, no Salão Nobre.

Para o fim, ficaram guardados os textos e os autores que nunca passam de moda e que todas as gerações acabam por visitar. 

Para honrar este tema e para responder a esta pergunta convidámos Jorge Silva Melo e Sofia Andrade.Jorge Silva Melo 
Jorge Silva Melo é encenador, ator, argumentista, realizador, dramaturgo, tradutor e crítico. Fundou o Teatro da Cornucópia, em 1972, juntamente com Luís Miguel Cintra, do qual fez parte até 1979. Estagiou com dois dos nomes mais importantes do teatro europeu: Peter Stein (Schaubühne am Lehniner Platz) e Giorgio Strehler (Piccolo Teatro di Milano).
Em 1995, fundou a Artistas Unidos, companhia que dirige e na qual centra a sua atividade como encenador. É autor de 7 peças de teatro e realizou 11 filmes.

Acima de tudo, Jorge Silva Melo é um excelso conversador.

Sofia Andrade Sofia Andrade estudou Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde prosseguiu os estudos pós-graduados em Literatura Portuguesa Contemporânea. O seu trabalho centra-se sobre a narrativa portuguesa e italiana da segunda metade do século XX e a relação desta disciplina com a história. É membro do Centro de Estudos Comparatistas e da Associazione Sigismondo Malatesta de literatura comparada.

Foi docente do Instituto Camões na Universidade de Pisa e, atualmente, é professora na Faculdade de Línguas e Culturas Estrangeiras da Universidade de RomaTre, em Roma, onde leciona Língua e Literatura Portuguesa e Estudos de Tradução para os alunos de licenciatura e mestrado.

lERMAISA Comunidade de Leitores da ESMAVC é apoiada pelo PNL, projeto aLer+, e pelo Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras daUniversidade de Lisboa

Concurso de regularização extraordinária de vínculos precários destinado a assistentes técnicos

Lista de ordenação final homologada
Candidatos admitidos e excluídos

Abertura de procedimento concursal comum, com carácter de urgência, destinado ao preenchimento de 2 postos de trabalho na Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho na modalidade de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado, restrito a candidatos abrangidos pelo programa de regularização extraordinária de vínculos precários (PREVPAP). Consultar aviso de abertura