Comunidade de Leitores 14 de julho

vavmq «De Maistre parece dialogar com a famosa sentença de Pascal, que diz que toda a infelicidade dos homens resulta de não ficarmos quietos no nosso quarto. Só que um quarto não é um quarto, Turim não é Turim, a noite não é a noite. As viagens de Xavier de Maistre, como lembrou o seu irmão, são circum-navegações, mais sérias e consequentes do que possam parecer àqueles
que se detenham no paradoxo cómico da viagem imóvel. Quanto à felicidade ou infelicidade das viagens num quarto, quem decide isso? Que cada um faça a sua, com estes textos, e depois sem eles» Pedro Mexia, in Prefácio

No próximo dia 14 de junho, às 14:30 a Comunidade de Leitores da ESMAVC vai realizar uma sessão, por videoconferência, sobre o livro Viagem à Volta do Meu Quarto, de Xavier de Maistre , apresentado pela Professora Teresa Amaro. Siga a sessão aqui.

Comunidade de Leitores 26 de maio

cl12No próximo dia 26 de maio, às 14:30 a Comunidade de Leitores da ESMAVC vai realizar uma sessão, por videoconferência, sobre o livro A Corrosão do Caráter de Richard Sennet, apresentado pela Professora Fernanda Peixoto. Siga a sessão aqui.

Comunidade de Leitores 21 abril

chiNo próximo dia 21 de abril, às 14:30 a Comunidade de Leitores da ESMAVC vai realizar uma sessão, por videoconferência, com professores e alunos sobre livros que tenham lido recentemente.
Estar perto na distância é o tema que nos une! Siga a sessão aqui.

Um livro por mês - Comunidade de Leitores da ESMAVC

licoes3 A Comunidade de Leitores da ESMAVC promove no dia 4 de novembro às 14h30 na Biblioteca da Escola uma sessão em torno do livro do livro "21 Lições para o Século XXI".
A sessão será dinamizada pela professora Elisabete Rodrigues, com a participação de alunas do 12.º CT3: Leonor Mendes, Mariana Azevedo, Mariana Guerreiro. A sessão inclui leitura de excertos a várias vozes e centrar-se-à nos seguintes tópicos:

Ler mais...

O que se aprende com os Clássicos?

Jorge Silva MeloÚltima palestra do ano letivo 2018/2019 organizada pela Comunidade de Leitores. Dia 13 de maio, às 10:00, no Salão Nobre
Para o fim, ficaram guardados os textos e os autores que nunca passam de moda e que todas as gerações acabam por visitar. 
Para honrar este tema e para responder a esta pergunta convidámos Jorge Silva Melo e Sofia Andrade
Jorge Silva Melo é encenador, ator, argumentista, realizador, dramaturgo, tradutor e crítico. Fundou o Teatro da Cornucópia, em 1972, juntamente com Luís Miguel Cintra, do qual fez parte até 1979. Estagiou com dois dos nomes mais importantes do teatro europeu: Peter Stein (Schaubühne am Lehniner Platz) e Giorgio Strehler (Piccolo Teatro di Milano).
Em 1995, fundou a Artistas Unidos, companhia que dirige e na qual centra a sua atividade como encenador. É autor de 7 peças de teatro e realizou 11 filmes.

Acima de tudo, Jorge Silva Melo é um excelso conversador.

Sofia Andrade Sofia Andrade estudou Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde prosseguiu os estudos pós-graduados em Literatura Portuguesa Contemporânea. O seu trabalho centra-se sobre a narrativa portuguesa e italiana da segunda metade do século XX e a relação desta disciplina com a história. É membro do Centro de Estudos Comparatistas e da Associazione Sigismondo Malatesta de literatura comparada.

Foi docente do Instituto Camões na Universidade de Pisa e, atualmente, é professora na Faculdade de Línguas e Culturas Estrangeiras da Universidade de RomaTre, em Roma, onde leciona Língua e Literatura Portuguesa e Estudos de Tradução para os alunos de licenciatura e mestrado.

lERMAISA Comunidade de Leitores da ESMAVC é apoiada pelo PNL, projeto aLer+, e pelo Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras daUniversidade de Lisboa