Um livro por mês - Comunidade de Leitores da ESMAVC

licoes3 A Comunidade de Leitores da ESMAVC promove no dia 4 de novembro às 14h30 na Biblioteca da Escola uma sessão em torno do livro do livro "21 Lições para o Século XXI".
A sessão será dinamizada pela professora Elisabete Rodrigues, com a participação de alunas do 12.º CT3: Leonor Mendes, Mariana Azevedo, Mariana Guerreiro. A sessão inclui leitura de excertos a várias vozes e centrar-se-à nos seguintes tópicos:

Ler mais...

Criação de Logotipo para a Comunidade de Leitores da ESMAVC - Concurso

A Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho promove o concurso para a criação do logótipo da Comunidade de Leitores ESMAVC.  O concurso está aberto a todos os alunos da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, inscritos no ano letivo 2018/2019. São aceites a concurso desenhos ou imagens que se coadunem com o  lema : «Ler é um ato de cidadania». Os trabalhos submetidos a concurso deverão ser apresentados em folha de papel A4 branca com orientação horizontal. A aplicação do logótipo deve estar centrada na página e obedecer a dimensões máximas de 10 cm x 10 cm. O melhor trabalho apresentado a concurso será premiado e poderão ser atribuídas menções honrosas. O prémio é um cartão oferta no valor de 50€.
Estas informações não dispensam a consulta atenta do regulamento. Clica em Ler mais para acederes ao regulamento.

Ler mais...

Comunidade de Leitores ESMAVC no jornal "Freguês"

CL ESMAVC no Freguês siteA Comunidade de Leitores ESMAVC foi notícia no "Freguês", jornal da freguesia das Avenidas Novas.

Transcrevemos a notícia:
ESCOLA MARIA AMÁLIA LANÇA COMUNIDADE DE LEITORES
"A literatura e a problemática da identidade" é o tema da primeira sessão de leitura da Comunidade de Leitores da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, que se realiza pelas 14:30 horas do dia 14 de Novembro. O falecido Mattia Pascal, de Luigi Pirandello, é o romance escolhido. Esta iniciativa dirige-se aos alunos, professores, pessoal não docente, encarregados de educação e a toda a comunidade que deseje participar. Segundo os seus organizadores, a Comunidade de Leitores da ESMAVC insere-se na política de abertura da escola à comunidade. Entre as suas finalidades constam o reconhecimento da importância da leitura para a formação de uma consciência crítica; a leitura como ato individual e prática social interventiva e de partilha; a centralidade da noção de desenvolvimento do leitor; a dinamização de saberes transdisciplinares. As sessões, com periodicidade trimestral, consistem num debate sobre determinado livro e numa palestra sobre uma temática relacionada com a obra realizada por professores da escola ou por oradores convidados. Os encontros decorrem na biblioteca e as palestras no salão nobre da escola. Em Novembro, realiza-se também uma palestra subordinada ao tema "A construção social da identidade" em dia a definir.

O dia e a hora da palestra foi, entretanto, definido. Decorrerá no dia 22 de novembro, às 10:00 horas, no Salão Nobre, e será proferida pela Professora Doutora Cláudia Pereira, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

A ESMAVC agradece ao "Freguês" ter divulgado esta iniciativa.