|
Projeto de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz
A complexidade do mundo contemporâneo – global, interdependente e em profunda mutação – torna necessária a reflexão sobre a emergência de novos desafios, perigos e ameaças que possam pôr em risco o bem-estar dos indivíduos e a paz mundial. Neste sentido, a tematização das questões relacionadas com a Segurança, a Defesa e a Paz pode ajudar a promover o desenvolvimento de capacidades, atitudes e valores para a boa convivência nas sociedades democráticas. Ainda neste contexto, o projeto propõe uma análise do papel e da missão das Forças Armadas e das Forças e Serviços de Segurança, no quadro ético-normativo nacional e internacional, como dimensão preventiva, na defesa dos direitos e liberdades das populações e na manutenção de um clima de paz.
Objetivo Geral
Promover a divulgação dos valores e das matérias da segurança e da defesa nacional no ensino básico e secundário, nomeadamente, através da sua introdução no âmbito da educação para a cidadania.
Objetivos específicos
§ Reconhecer a segurança, a defesa e a paz como um processo de construção contínua, global, multifacetado e multiparticipado.
§ Interpretar a informação sobre o quadro normativo ético-jurídico da segurança e da paz.
§ Compreender os novos desafios decorrentes dos riscos, perigos e ameaças que se colocam à segurança global na atualidade.
§ Problematizar o uso da força como recurso último para a segurança e paz globais.
§ Compreender a importância do papel que as Forças Armadas e as Forças e Serviços de Segurança desempenham nos quadros nacional e internacional.
Áreas Temáticas
Tema A - A Segurança, a Defesa e a Paz;
Tema B - O Contexto Internacional e o Quadro Nacional – a Mundialização e a Interdependência;
Tema C - A Identidade Nacional e o Quadro Internacional da Segurança, da Defesa e da Paz;
Tema D - As Forças Armadas e as Forças e Serviços de Segurança – O Quadro Institucional, Organização e Missões.
Implementação
Na Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho o Projeto de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz será operacionalizado nas seguintes vertentes:
- Na sala de aula, em contexto de ensino e de aprendizagem, a partir da articulação entre os grandes eixos teóricos deste projeto e os conteúdos das diferentes disciplinas.
- Na sala de aula e no espaço escolar, em contexto de ensino e de aprendizagem e ainda de dinamização da comunidade educativa, a partir da articulação com projetos e atividades desenvolvidas no âmbito dos grupos disciplinares e de outros projetos já existentes na escola.
- No espaço escolar ou em articulação com ele, a partir do desenvolvimento de atividades que visem a divulgação dos conteúdos do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz e o desenvolvimento de atitudes e de valores orientados para a resolução de conflitos, para a construção da cidadania e para uma cultura de paz.