Os Cursos Profissionais são uma modalidade de educação, inserida no ensino secundário, que se caracteriza por uma forte ligação com o mundo profissional. A aprendizagem valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o sector empresarial local.

A escola oferece, em regime diurno, os cursos de Técnico de Restauração e Técnico de Apoio à Gestão Desportiva.

Destinatários

Os Cursos Profissionais destinam-se aos alunos que tenham concluído o 9º ano de escolaridade e que procurem um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho, não excluindo a hipótese de, mais tarde, prosseguires estudos. 

Organização Curricular

A carga horária organiza-se segundo unidades lectivas de 90 minutos.

Os Cursos Profissionais têm uma estrutura curricular organizada por módulos, o que permite maior flexibilidade.

O plano de estudos compreendem três componentes de formação:

  • A componente sociocultural;
  • A componente científica;
  • A componente técnica.

A componente de formação técnica inclui obrigatoriamente uma formação em contexto de trabalho.

O plano de estudos dos cursos é o seguinte: 

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE RESTAURAÇÃO - VERTENTE COZINHA / PASTELARIA

Referencial de Formação no Catálogo Nacional de Profissões 

Perfil de desempenho à saída do curso

O Técnico de Cozinha-Pastelaria é o profissional que, no domínio das normas de higiene e segurança alimentar, planifica e dirige os trabalhos de cozinha, colabora na estruturação de ementas, bem como prepara e confeciona refeições num enquadramento de especialidade, nomeadamente gastronomia regional portuguesa e internacional.

As atividades principais desempenhadas por este técnico são:

  • Armazenar e assegurar o estado de conservação das matérias-primas utilizadas no serviço;
  • Preparar/confecionar fundos, molhos e guarnições;
  • Controlar a caixa, procedendo à sua abertura e fecho;
  • Participar na organização e animação do estabelecimento comercial.

Certificação

Este curso confere equivalência ao 12.º ano de escolaridade, certificado profissional Técnico Nível IV da  União Europeia e carteira profissional emitida pelo Turismo de Portugal, bem como o o acesso ao ensino superior.

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE RESTAURAÇÃO - VERTENTE RESTAURANTE / BAR

Referencial de Formação no Catálogo Nacional de Profissões 

Perfil de desempenho à saída do curso

O Técnico de Restaurante-Bar é o profissional que, de acordo com as normas de higiene e segurança alimentar, planifica, dirige e efetua o serviço de alimentos e bebidas à mesa e ao balcão, em estabelecimentos de restauração e bebidas integrados ou não em unidades hoteleiras.

As principais atividades a desenvolver por este técnico são:

  • Planificar e preparar o serviço de mesa/bar, assegurando a gestão corrente de aprovisionamento e armazenamento do restaurante/bar;
  • Realizar o acolhimento e receção do cliente no serviço mesa/bar;
  • Preparar e servir bebidas simples e compostas;
  • Colaborar na elaboração de cartas de restaurante, bar e vinhos;
  • Planear e executar serviços de mesa regulares e especiais.

Certificação

Este curso confere equivalência ao 12.º ano de escolaridade, certificado profissional Técnico Nível IV da  União Europeia e carteira profissional emitida pelo Turismo de Portugal, bem como o o acesso ao ensino superior.

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE APOIO À GESTÃO DESPORTIVA

Referencial de Formação no Catálogo Nacional de Profissões 


Perfil de desempenho à saída do curso

O Técnico de Apoio à Gestão Desportiva é o profissional que colabora na gestão e manutenção de instalações e de equipamentos desportivos e que participa na conceção, desenvolvimento e avaliação de programas, atividades e eventos desportivos em diversos contextos organizacionais.

As atividades principais a desempenhar por este técnico são, entre outras:

  • Participar na definição e planeamento de programas, atividades e eventos desportivos de acordo com o âmbito estratégico e institucional;
  • Participar no processo de aprovisionamento de recursos necessários à operacionalização de programas, atividades e eventos desportivos, de acordo com os objetivos estabelecidos, a capacidade da organização e a sua relação com o meio envolvente;
  • Participar na construção, implementação e controlo de regulamentos de utilização de equipamentos e instalações desportivas, identificando as normas de funcionamento e de segurança a respeitar por trabalhadores e utentes;
  • Colaborar na definição das ações de informação e divulgação a realizar, na identificação dos meios e suportes de comunicação a utilizar e na construção dos respectivos conteúdos;
  • Participar no controlo, monitorização e avaliação do desenvolvimento de programas, atividades e eventos desportivos, designadamente no que diz respeito ao cumprimento de tarefas planeadas, à eficácia de procedimentos, ao controlo orçamental e à qualidade dos serviços prestados;
  • Colaborar na gestão das instalações e equipamentos desportivos e espaços vocacionados para a prática desportiva, de acordo com a estratégia e a política comercial da organização e as necessidades e expectativas dos utentes.


Prova de Aptidão Profissional

Os Cursos Profissionais culminam com a apresentação de um projecto, designado por Prova de Aptidão Profissional (PAP), no qual demonstrarás as competências e saberes que desenvolveste ao longo da formação.

Certificação

Obtenção de um diploma de conclusão do 12º ano de escolaridade, permitindo o acesso ao ensino superior.
Atribuição de um certificado de qualificação profissional de nível 4.



Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedInShare with friendsPrint this page