Exames e Provas

Inscrições para os Exames Nacionais e Provas de Equivalência

Na sequência da suspensão das atividades letivas presenciais decretadas pelo Governo no período de 16 de março a 13 de abril, e estando a decorrer o prazo para as inscrições para as provas e exames dos ensinos básico e secundário, o Júri Nacional de Exames emitiu uma comunicação que pode ser consultada aqui. Nessa comunicação estabelece-se que as datas de inscrição para as provas e exames dos ensinos básico e secundário foram prorrogadas até dia 3 de abril.
1. Os alunos ou os seus encarregados de educação podem proceder à inscrição através do preenchimento do formulário disponibilizado aqui . Os alunos que não tenham  Cartão de Cidadão devem começar por pedir um número interno enviando um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
2. No caso de o aluno já dispor do boletim de inscrição, poderá, em alternativa ao procedimento descrito em 1., proceder ao seu preenchimento, digitalização e envio através do formulário.
3. Os alunos candidatos ao Ensino Superior deverão, igualmente, enviar através do mesmo formulário o pedido de atribuição de senha efetuado na página eletrónica da Direção-Geral do Ensino Superior – em https://www.dges.gov.pt/online/SenhaAcesso/Pedir.aspx (cf. ponto 33 do Guia Geral de Exames 2020).
4. Recomenda-se a consulta dos documentos em anexo.

 Boletim de inscrição
em formato pdf editável
Instruções de preenchimento   Códigos Exames Nacionais  Códigos Exames
a Nível de Escola

Inscrições para os Exames Nacionais

 ANO  CURSO  DATA
11º Ciências e Tecnologias e Artes Visuais - EFA 11 a 16 março
11º Línguas e Humanidades, Socioeconómicas - EFA 17 a 19 março
12º CT/AV/LH/SE E PROFISSIONAIS  20 a 24 março

Consultar a  NORMA 01/JNE/2020 – Instruções para a Inscrição nas Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário

Informações-prova | Exames 2019/2020

LogotipoIAVE cor rgb 96O Instituto de Avaliação Educativa publicou as Informações-prova relativas aos exames nacionais a realizar no ano letivo 2019/2020. Para além das informações gerais é indispensável consultar as informações específicas de cada disciplina de que se realizam exames nacionais e que inclui a caraterização da prova, o material e a duração. Consultar aqui.

Inscrições em exames de equivalência e mudança de situação

Os alunos do ensino secundário, que pretendam concluir disciplinas cujo ano terminal frequentaram sem aprovação, devem inscrever-se ou alterar a sua condição para alunos autopropostos, mediante o preenchimento de um novo boletim, para os exames finais nacionais ou provas de equivalência à frequência da 1.ª fase, nos dois dias úteis seguintes ao da afixação das pautas da avaliação sumativa final do 3.º período.

Anulação de matrícula e exames este ano letivo

Chama-se a atenção para que, de acordo com a informação da NORMA 01/JNE/2019
 «Os alunos do ensino secundário que anularem a matrícula numa determinada disciplina, após a penúltima semana do 3.º período letivo, estão impedidos de realizar exame final nacional ou prova de equivalência à frequência nessa disciplina, no presente ano letivo, pelo que a escola deverá informar claramente os alunos das consequências de tal opção.»
Os alunos que desejarem a anular a matrícula e realizar exame neste ano letivo só o poderão fazer até ao final desta semana.