Exames e Provas

Exames Nacionais e Provas de Equivalência à Frequência

Reunimos aqui informação essencial para completo esclarecimento dos alunos e encarregados de educação sobre os Exames Nacionais e Provas de Equivalência à Frequência.
1ºf pq

Calendário de exames 

1ª fase   |  2 ª fase

 
jne pq 
Resumo Norma 2 JNE
Instruções Realização das Provas 
 LogotipoIAVE cor rgb 96 fill 200x42
 Informação Complementar
estrutura das provas

dges fill 200x88 pq
Determinação da nota de candidatura regime geral de acesso

Chamamos igualmente a atenção para a Informação das Provas  de Equivalência à Frequência

Informação das Provas de Equivalência à Frequência 2019/20

As informações das Provas de Equivalência à Frequência são estabelecidas anualmente pelos grupos disciplinares e aprovadas em Conselho Pedagógico. 

PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA
 12º ANO   Biologia (302) Aplicações Informáticas B (303)  Ciência Politica (307)
Educação Física (311)  Economia C (312)  Física (315)  Geografia C (319)
Oficina de Artes (316)  Oficina Multimédia B (318) Psicologia B (340) Química (342)
Inglês (358))      
 11º ANO  Espanhol (continuação) (368)
 Espanhol (iniciação) (375)  



NORMA 02/JNE/2020 – Instruções para Realização | Classificação | Reapreciação | Reclamação: Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário

norma02Divulgação da informação essencial para completo esclarecimento dos alunos e encarregados de educação sobre as Instruções para Realização | Classificação | Reapreciação | Reclamação: Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Para este efeito, destaca-se o conteúdo dos n.ºs 2.4. e 2.5. do presente documento. Chama-se especial atenção para o cumprimento das recomendações da Direção-Geral de Saúde de que é exemplo o ponto "9.1. Os alunos devem apresentar-se na escola, junto à sala ou local da prova, 30 minutos antes da hora marcada para o seu início e com máscara devidamente colocada." Estas instruções podem também ser esclarecidas  pelos diretores de turma junto dos alunos. Ver documento

Novas Inscrições para provas e Exames finais

De acordo com as "Orientações para o processo de inscrição nas provas e exames do ensino secundário" estabelecidas pelo Júri Nacional de Exames,  os alunos têm de alterar a inscrição para os exames finais nacionais que já tenha sido efetuada, com vista à adaptação da inscrição às suas opções, exercidas nos termos do disposto no Decreto-Lei n.º 14-G/2020, de 13 de abril. Os alunos reformulam as suas opções e enviam o novo boletim de inscrição em formato PDF editável (modelo da EMEC) para a escola. 

Os alunos que não desejem realizar exames este ano letivo mas se pretendam candidatar ao Ensino Superior têm de preencher um boletim com a opção  "5.Não realiza exames/provas, apenas requer ficha ENES".

1. Os alunos ou os seus encarregados de educação devem proceder à inscrição através do preenchimento do formulário disponibilizado aqui .  Para esse efeito deverão descarregar, gravar no computador, preencher e enviar o boletim de inscrição em formato pdf editável
O envio dos boletins deve ser feito através do formulário e não por email. Os pedidos de esclarecimento podem ser feitos para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

2. 
Os alunos candidatos ao Ensino Superior deverão, igualmente, enviar através do mesmo formulário o pedido de atribuição de senha efetuado na página eletrónica da Direção-Geral do Ensino Superior – em https://www.dges.gov.pt/online/SenhaAcesso/Pedir.aspx (cf. ponto 33 do Guia Geral de Exames 2020).

3. O período de alteração das inscrições decorre até dia 11 de maio.

4.  Recomenda-se a consulta dos documentos em anexo.

Perguntas Frequentes (site do JNE)

Formulário para envio
do boletim de inscrição

Boletim de inscrição em formato pdf editável (transferir)

Orientações para o processo de alteração da inscrição

Exames Nacionais
Exames a Nível de Escola

Inscrições para os Exames Nacionais e Provas de Equivalência

Na sequência da suspensão das atividades letivas presenciais decretadas pelo Governo no período de 16 de março a 13 de abril, e estando a decorrer o prazo para as inscrições para as provas e exames dos ensinos básico e secundário, o Júri Nacional de Exames emitiu uma comunicação que pode ser consultada aqui. Nessa comunicação estabelece-se que as datas de inscrição para as provas e exames dos ensinos básico e secundário foram prorrogadas até dia 3 de abril.
1. Os alunos ou os seus encarregados de educação podem proceder à inscrição através do preenchimento do formulário disponibilizado aqui . Os alunos que não tenham  Cartão de Cidadão devem começar por pedir um número interno enviando um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
2. No caso de o aluno já dispor do boletim de inscrição, poderá, em alternativa ao procedimento descrito em 1., proceder ao seu preenchimento, digitalização e envio através do formulário.
3. Os alunos candidatos ao Ensino Superior deverão, igualmente, enviar através do mesmo formulário o pedido de atribuição de senha efetuado na página eletrónica da Direção-Geral do Ensino Superior – em https://www.dges.gov.pt/online/SenhaAcesso/Pedir.aspx (cf. ponto 33 do Guia Geral de Exames 2020).
4. Recomenda-se a consulta dos documentos em anexo.

 Boletim de inscrição
em formato pdf editável
Instruções de preenchimento   Códigos Exames Nacionais  Códigos Exames
a Nível de Escola

Inscrições para os Exames Nacionais

 ANO  CURSO  DATA
11º Ciências e Tecnologias e Artes Visuais - EFA 11 a 16 março
11º Línguas e Humanidades, Socioeconómicas - EFA 17 a 19 março
12º CT/AV/LH/SE E PROFISSIONAIS  20 a 24 março

Consultar a  NORMA 01/JNE/2020 – Instruções para a Inscrição nas Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário