Exames e Provas

Informação das Provas de Equivalência à Frequência 2019/20

As informações das Provas de Equivalência à Frequência são estabelecidas anualmente pelos grupos disciplinares e aprovadas em Conselho Pedagógico. 

PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA
 12º ANO   Biologia (302) Aplicações Informáticas B (303)  Ciência Politica (307)
Educação Física (311)  Economia C (312)  Física (315)  Geografia C (319)
Oficina de Artes (316)  Oficina Multimédia B (318) Psicologia B (340) Química (342)
Inglês (358))      
 11º ANO  Espanhol (continuação) (368)
 Espanhol (iniciação) (375)  



NORMA 02/JNE/2020 – Instruções para Realização | Classificação | Reapreciação | Reclamação: Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário

norma02Divulgação da informação essencial para completo esclarecimento dos alunos e encarregados de educação sobre as Instruções para Realização | Classificação | Reapreciação | Reclamação: Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Para este efeito, destaca-se o conteúdo dos n.ºs 2.4. e 2.5. do presente documento. Chama-se especial atenção para o cumprimento das recomendações da Direção-Geral de Saúde de que é exemplo o ponto "9.1. Os alunos devem apresentar-se na escola, junto à sala ou local da prova, 30 minutos antes da hora marcada para o seu início e com máscara devidamente colocada." Estas instruções podem também ser esclarecidas  pelos diretores de turma junto dos alunos. Ver documento

Novas Inscrições para provas e Exames finais

De acordo com as "Orientações para o processo de inscrição nas provas e exames do ensino secundário" estabelecidas pelo Júri Nacional de Exames,  os alunos têm de alterar a inscrição para os exames finais nacionais que já tenha sido efetuada, com vista à adaptação da inscrição às suas opções, exercidas nos termos do disposto no Decreto-Lei n.º 14-G/2020, de 13 de abril. Os alunos reformulam as suas opções e enviam o novo boletim de inscrição em formato PDF editável (modelo da EMEC) para a escola. 

Os alunos que não desejem realizar exames este ano letivo mas se pretendam candidatar ao Ensino Superior têm de preencher um boletim com a opção  "5.Não realiza exames/provas, apenas requer ficha ENES".

1. Os alunos ou os seus encarregados de educação devem proceder à inscrição através do preenchimento do formulário disponibilizado aqui .  Para esse efeito deverão descarregar, gravar no computador, preencher e enviar o boletim de inscrição em formato pdf editável
O envio dos boletins deve ser feito através do formulário e não por email. Os pedidos de esclarecimento podem ser feitos para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

2. 
Os alunos candidatos ao Ensino Superior deverão, igualmente, enviar através do mesmo formulário o pedido de atribuição de senha efetuado na página eletrónica da Direção-Geral do Ensino Superior – em https://www.dges.gov.pt/online/SenhaAcesso/Pedir.aspx (cf. ponto 33 do Guia Geral de Exames 2020).

3. O período de alteração das inscrições decorre até dia 11 de maio.

4.  Recomenda-se a consulta dos documentos em anexo.

Perguntas Frequentes (site do JNE)

Formulário para envio
do boletim de inscrição

Boletim de inscrição em formato pdf editável (transferir)

Orientações para o processo de alteração da inscrição

Exames Nacionais
Exames a Nível de Escola

Inscrições para os Exames Nacionais e Provas de Equivalência

Na sequência da suspensão das atividades letivas presenciais decretadas pelo Governo no período de 16 de março a 13 de abril, e estando a decorrer o prazo para as inscrições para as provas e exames dos ensinos básico e secundário, o Júri Nacional de Exames emitiu uma comunicação que pode ser consultada aqui. Nessa comunicação estabelece-se que as datas de inscrição para as provas e exames dos ensinos básico e secundário foram prorrogadas até dia 3 de abril.
1. Os alunos ou os seus encarregados de educação podem proceder à inscrição através do preenchimento do formulário disponibilizado aqui . Os alunos que não tenham  Cartão de Cidadão devem começar por pedir um número interno enviando um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
2. No caso de o aluno já dispor do boletim de inscrição, poderá, em alternativa ao procedimento descrito em 1., proceder ao seu preenchimento, digitalização e envio através do formulário.
3. Os alunos candidatos ao Ensino Superior deverão, igualmente, enviar através do mesmo formulário o pedido de atribuição de senha efetuado na página eletrónica da Direção-Geral do Ensino Superior – em https://www.dges.gov.pt/online/SenhaAcesso/Pedir.aspx (cf. ponto 33 do Guia Geral de Exames 2020).
4. Recomenda-se a consulta dos documentos em anexo.

 Boletim de inscrição
em formato pdf editável
Instruções de preenchimento   Códigos Exames Nacionais  Códigos Exames
a Nível de Escola

Inscrições para os Exames Nacionais

 ANO  CURSO  DATA
11º Ciências e Tecnologias e Artes Visuais - EFA 11 a 16 março
11º Línguas e Humanidades, Socioeconómicas - EFA 17 a 19 março
12º CT/AV/LH/SE E PROFISSIONAIS  20 a 24 março

Consultar a  NORMA 01/JNE/2020 – Instruções para a Inscrição nas Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário

Informações-prova | Exames 2019/2020

LogotipoIAVE cor rgb 96O Instituto de Avaliação Educativa publicou as Informações-prova relativas aos exames nacionais a realizar no ano letivo 2019/2020. Para além das informações gerais é indispensável consultar as informações específicas de cada disciplina de que se realizam exames nacionais e que inclui a caraterização da prova, o material e a duração. Consultar aqui.