Apresentação

Desde o ano letivo de 2009-2010 tem vindo a ser desenvolvido um conjunto de ações destinadas a concretizar o projecto de Inventário Geral e Estudo do Património Histórico da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho. Este projecto reveste-se de grande relevância para a Memória e Identidade da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, pois permite conhecer o espólio documental desde a criação do Primeiro Liceu Feminino Português, que nos revela a entrada e afirmação da mulher portuguesa no espaço público, até à actualidade.

Objetivos

  • Localizar, inventariar, conhecer e divulgar o Património Histórico da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho;
  • Desenvolver as acções mais urgentes para a preservação e tratamento do espólio patrimonial;
  • Sensibilizar a comunidade escolar para a conservação, estudo e divulgação do Património da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho;
  • Desenvolver acções de estudo e divulgação deste Património de modo a estar disponível à comunidade escolar, académica e científica;
  • Proporcionar elementos de reflexão na Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho sobre o seu Património Histórico de modo a que a consciência profissional saia mais rica e afirmada;
  • Contribuir para um mais estimulante clima de escola.

Trabalho realizado

  • Elaboração de um breve levantamento da situação do Património Histórico da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho;
  • Definição de conceitos e problemáticas relativas ao Património Histórico da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho;
  • Estabelecimento de critérios para a selecção do espólio que deverá ser considerado Património da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho;
  • Início e lançamento do processo de inventariação;
  • Feitos os contactos necessários para que a escola assuma o seu Património Histórico: reunimo-nos com os delegados de grupo e responsáveis pelas instalações de modo a determinar-se a localização, o interesse e o inventário já realizado do espólio à guarda de cada grupo, na medida em que cada um possui um pequeno núcleo histórico, destacando-se os grupos de Físico-Química, Biologia-Geologia, Geografia e História;
  • Em seguida procedemos ao inventário criando uma ficha modelo com as seguintes campos: referência, descrição, estado de conservação, localização, gravura/fotografia;
  • Inventário de todos os mapas e cartas geográficas;
  • Inventário do espólio à guarda dos grupos de Geografia, História, Português-Francês, Economia-Contabilidade, Físico-Química, Biologia-Geologia, Educação Física, Taças e medalhas desportivas, baixela;
  • Inventário do arquivo fotográfico (Biblioteca). O espólio foi acondicionado em caixas “acid-free”;
  • Inventário e acondicionamento das plantas, alçados e cortes do edifício (atelier Ventura Terra);
  • Desenvolvidas diligências de preservação e tratamento do espólio patrimonial da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho: visitámos o arquivo e ateliers de restauro do SIPA, situado no Forte de Sacavém. O SIPA – Sistema de Informação para o Património Arquitectónico visa a salvaguarda e valorização desse património. Foi-nos proposto o restauro dos cianótipos de Ventura Terra, bem como a guarda desse espólio, mediante um protocolo a negociar com a Direção da ESMAVC. Esta seria uma solução para a preservação deste espólio.
    Visitamos ainda o atelier Salvarte de conservação e restauro de obras de arte em papel e livro, onde pedimos orçamentos para o restauro de uma carta corográfica de Portugal datada de 1901 e uma carta hipsométrica datada de 1955.

Professores responsáveis

Amaro Carvalho da Silva
Maria de Fátima Abraços
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