Desenhos: dinâmicas transdisciplinares

As escolas têm a missão de desenvolver as múltiplas formas de literacia, ou seja o desenvolvimento das capacidades dos alunos através das artes, ciências, matemática e de outras formas sociais através da qual o significado é construído. (Efland 1999)

Apresentação

O projecto que apresentamos tem como base as seguintes premissas:

  • A educação artística pode contribuir, através da metodologia de projeto e da exploração de processos criativos (pedagogia de projeto), para reconceptualizar a escola desenvolvendo a consciência de que o conhecimento é transdisciplinar;
  • A designada pedagogia de projeto não assenta apenas na preservação cultural e na transmissão de conhecimentos mas essencialmente na construção de identidades, na intervenção criativa e na crítica da sociedade e do meio ambiente.

Estamos convitos que, através da pedagogia de projeto, conseguiremos diversificar os processos de aprendizagem e ultrapassar os espaços disciplinares fechados construindo métodos de questionamento sensíveis, de forma a promover o gosto pelos desafios intelectuais e pelos conhecimentos múltiplos.

Cremos também que com este projeto promoveremos o espírito de observação, o gosto pela pesquisa, pelo desafio do global e do complexo - numa perspectiva actual do que é o conhecimento contribuindo assim para o desenvolvimento da criatividade individual e a capacidade de fruição colectiva.

Acreditamos que uma educação baseada numa cultura de trabalho colaborativo transdisciplinar orientado por sujeitos com capacidade de investigação, intervenção e cultura artística, transformará a escola enquanto instituição, em espaços de aprendizagem inclusiva onde as aprendizagens formais coabitam com as informais e dão resposta aos desafios contemporâneos.

Ao propor-nos implementar uma pedagogia de projeto o aluno envolve-se numa experiência educativa em que está comprometido emocionalmente com a construção do conhecimento, de forma complexa, e em que age como agente cultural e não como aprendiz de conhecimento. Esta é a Escola que acreditamos ser a instituição necessária para enfrentar os desafios do século XXI – a globalização do complexo.

Objetivos

Objectivos Gerais constantes no Plano Educativo de Escola (PEE)

Contribuir para uma formação:
  • académica sólida, actualizada e diversificada;
  • para a cidadania promovendo a autonomia e a interação entre grupos heterogéneos.

Objectivos globais a todas as disciplinas intervenientes no projecto:
  • incentivar o gosto pela pesquisa em áreas diversificadas;
  • adquirir a consciência de que o conhecimento é transdisciplinar;
  • desenvolver a capacidade criativa, a flexibilidade mental e a persistência na persecução de objectivos;
  • incentivar o trabalhar com a metodologia de projecto;
  • fomentar o trabalho de grupo e a noção de pertença em relação à escola;
  • promover a auto construção do conhecimento e a partilha de experiências de vida;
  • desenvolver hábitos de socialização através do desenvolvimento do projeto e da concretização dos respetivos produtos;
  • fomentar a tolerância e a compreensão e transformar o multiculturalismo numa mais-valia para a inovação, a criatividade e o crescimento;
  • criar oportunidade de desenvolvimento e manifestação da identidade individual;
  • desenvolver a criatividade, a sensibilidade estética e a capacidade de fruir.

Ligações

Moodle
http://moodle.esmavc.edu.pt/course/view.php?id=575