Notícias

Resultados exames 1ª fase e fichas ENES

A partir da manhã de dia 12 de julho estarão disponíveis no INOVAR Consulta os resultados dos exames da 1ªfase, que serão igualmente afixados na Escola.

De 12 a 16 de julho decorrem as inscrições para a 2ªfase de exames. Lembra-se que a inscrição é obrigatória para todos os alunos que pretendem realizar exame na 2ª fase. (Ver "Em que circunstâncias podem os alunos realizar provas na 2.ª fase de exames?" - Guia Geral de Exames).

Para os alunos candidatos ao Ensino Superior os pedidos de fichas ENES poderão ser feitos a partir da mesma data. No entanto, estas fichas só serão necessárias para a 1ª fase de candidatura ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior que decorre de 17 de julho a 6 de agosto.

Os pedidos de fichas ENES poderão ser feitos na Secretaria da Escola ou através do seguinte formulário.
Os alunos terão que preencher o impresso Mod.0085 adquirido na Reprografia e entregá-lo preenchido na secretaria da Escola. Os alunos que fizerem o pedido através do formulário deverão igualmente apresentar o impresso Mod.0085 quando levantarem a ficha..
A ficha ENES tem um custo de 2€ que deverá ser pago no momento do levantamento. Poderá ser levantada na Secretaria da Escola a partir de dia 22 de julho ou com um período mínimo de 48 horas após a submissão do pedido.

Para esclarecer dúvidas sugerimos a consulta do Guia Geral de Exames 2019.

Legislação recente

Portaria n.º 181/2019
Define os termos e as condições em que as escolas, no âmbito da autonomia e flexibilidade curricular, podem implementar uma gestão superior a 25 % das matrizes curriculares-base das ofertas educativas e formativas dos ensinos básico e secundário.

Despacho n.º 5754-A/2019 - Calendário Escolar 2019/2020 (no site da escola)
Determina a aprovação dos calendários, para o ano letivo de 2019-2020, dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, dos estabelecimentos particulares de ensino especial, bem como o calendário de provas e exames dos ensinos básico e secundário

Formação de professores da ESMAVC no Reino Unido e na Finlândia

ac1Ao abrigo do programa Erasmus+ (Ação chave 1), foi aprovada pela Agência Nacional Erasmusmais Educação e Formação a nossa candidatura referente ao projeto Boosting Quality Standards for the 21st century school, a decorrer entre os anos letivos 2019 e 2021.
Este projeto visa a formação de professores, técnicos de educação e pessoal administrativo, integrando 22 mobilidades com cursos estruturados de formação no Reino Unido e na Finlândia. Os cursos enquadram-se nos objetivos do plano de melhoria da escola, nomeadamente no âmbito da supervisão pedagógica e visam, ao nível das lideranças intermédias, a atualização e o desenvolvimento profissional dos professores nas suas áreas específicas de docência.
Segundo os seus critérios de avaliação, a Agência considerou que a candidatura identifica e corresponde aos objetivos e formato da Ação encontrando-se justificada no que concerne ao seu enquadramento no ensino escolar e relevância para o desenvolvimento profissional do público alvo. As necessidades identificadas correspondem a necessidades de desenvolvimento da Escola, havendo articulação com necessidades dos participantes a título individual. Tendo por base o Plano de Desenvolvimento Europeu (PDE), a proposta identifica áreas de intervenção prioritárias. Considera que a proposta possui potencial para produzir resultados de aprendizagem adequados para os participantes, dando resposta às necessidades de formação identificadas.
De um modo geral, a proposta irá contribuir para reforçar as capacidades e o âmbito internacional da Escola.

Partilhas à Quarta - videoconferências online

partilhas a quarta2Com o objetivo de divulgar práticas inovadoras de ensino e de aprendizagem, desenvolvidas no âmbito da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem e do projeto eTwinning, a ERTE/DGE agendou um conjunto de videoconferências, online – com a desiganação Partilhas à Quarta.

Esta 4ª feira, dia 5, às 21 horas será feita uma apresentação baseada na experiência da nossa escola com o título: "Perspetivas multidisciplinares em projetos internacionais". A sessão será dinamizada pelos professores Ana Melo, Francisco Ferreira e Margarida Godinho. Será apresentado o exemplo de dois projetos ERASMUS em que a participação de diferentes áreas disciplinares permitiu alargar as abordagens dos temas e foi fundamental para o enriquecimento do trabalho. Dia 5 às 21 horas. 

Vídeo da Sessão Apresentação
 

 

Candidaturas à Ação Social Escolar (ASE) 2019

Avisam-se todos os alunos, que se encontram abertas as candidaturas à Ação Social Escolar (ASE), impreterivelmente até dia 31 de julho de 2019.
O boletim de candidatura é adquirido na papelaria da escola ou através da página da escola (boletim) e entregue na secretaria, devidamente preenchido (não danificado e sem rasuras), acompanhado da declaração que confirma o escalão do abono de família, passada pela segurança social ou no caso dos trabalhadores da administração pública, pelo serviço processador do abono.
Não serão aceites candidaturas fora de prazo. (ver aviso)