acredit erasmusNo passado mês de outubro a Equipa Erasmus+ submeteu uma candidatura para a Acreditação Erasmus+ 2021-2027.
O Programa Erasmus+ alterou o paradigma da educação e formação na Europa numa linha continuada e reforçada de que o ensino no espaço europeu é hoje aberto à partilha e à colaboração entre as mais diversas instituições de ensino escolar, ensino e formação professional, entre outras. Esta Acreditação Erasmus marca o início do novo Programa Erasmus 2021-2027 em que, para as instituições, uma competição anual se transforma numa participação contínua, com enfoque na qualidade dos projetos e numa abordagem estratégica para o desenvolvimento institucional.

Entre 2012 e 2020, anos em que a ESMAVC esteve envolvida em vários projetos Comenius e Erasmus, e durante os quais foram (e ainda estão a ser realizadas, com as contigências inerentes à crise pandémica) dezenas de mobilidades com aprendentes, com pessoal educativo, docente e não docente em toda a Europa, para concretizar planos de estudos, de formação, atividades de jobshadowing ou de formação noutras instituições europeias ligadas ao ensino escolar Contudo, a possibilidade de participação esteve sempre dependente de uma candidatura anual, que limitou os planos de internacionalização da escola a um curto espaço temporal de um ou dois anos.

A longo prazo, a Comissão Europeia (CE) espera que os períodos de mobilidade apoiados através do processo de acreditação contribuam de forma decisiva para a criação de um Espaço Europeu de Educação. Neste cenário, o Programa Erasmus ganha destaque e posiciona-se no centro de toda esta mudança. A transição de candidaturas anuais e únicas para um processo de Acreditação é de extrema relevância para todas as organizações que desejam concretizar planos de longo prazo.

Este novo instrumento à disposição das instituições de ensino escolar, ensino e formação profissional e educação de adultos confirma que a instituição acreditada preparou uma estratégia para a implementação de atividades de mobilidade com elevados padrões de qualidade, assente num plano institucional de desenvolvimento europeu, e permite-nos, no período de vigência da acreditação, solicitarmos anualmente apenas as subvenções necessárias às mobilidades planeadas a curto prazo.

Anexamos o aviso de receção da Acreditação com informação sobre o calendário dos procedimentos.

Novembro 2020
A Equipa Erasmus+ (Ana Melo, Francisco Ferreira, Margarida Godinho)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedInShare with friendsPrint this page