O ensino criativo será explorado através de uma série de workshops, onde serão apresentados: métodos de ensino inovadores, a utilização extensiva de Técnicas de Informação e Comunicação (TIC) em diferentes áreas, aprendizagem baseada em projetos, peças de teatro, ferramentas da Internet, trabalho colaborativo, trabalho em equipa, utilização de multimedia e ferramentas web, e criação de pequenos filmes.
A aprendizagem criativa será explorada através de: experiências teatrais, atividades de TIC, projetos interdisciplinares, flipped classrooms (este conceito procura essencialmente demostrar que é possível promover a aprendizagem com base no aluno, tendo o professor como orientador e guia e recorrendo ao uso das tecnologias para incrementar o que se vai aprendendo), peças de teatro, criação de uma revista estudantil.
Vivendo numa sociedade galopantemente diversificada, complexa, saturada de meios de comunicação social, em suma, num mundo moderno que se desenvolve a um ritmo alucinante e que se apoia essencialmente nas novas tecnologias e informação ilimitada, constatamos que podemos ter salas de aula modernas nas escolas e, no entanto, não existirem alterações significativas nos métodos de ensino.
Os alunos de hoje são essencialmente aprendentes digitais – vivem literalmente através dos telemóveis, dispositivos de jogos, assistentes pessoais digitais, computadadores portáteis – que transportam consigo para todo o lado; no entanto não conseguem frequentemente obter informação crítica, sintetizar informação ou mesmo avaliá-la. O último estudo internacional (PISA 2012) foca a sua atenção em áreas como a leitura, matemática, ciência e resolução de problemas. Os resultados evidenciam que os alunos precisam de aprender a pensar flexivel e criativamente sobre como ultrapassar barreiras que os impedem de alcançar uma solução.
É função dos professores tentar integrar estas competências lúdicas numa aprendizagem efetiva e de resolução de problemas. A utilização das tecnologias de informação e comunicação pode e deve ser uma ferramenta rentabilizada no trabalho diário também dos professores. Muitos professores na Bulgária, em Portugal, em Inglaterra, na Irlanda, no Chipre, na Suécia e na Grécia, têm também necessidade de desenvolver estas competências e de adquirir novas metodologias.
Este projeto reconhece a importância de:
- Desenvolver as competências dos professores na sala de aula, no seu trabalho diário e dotá-los da confiança para experimentar novos métodos de ensino;
- Diversificar modos de aprendizagem dos alunos;
- Encorajar professores e jovens a acreditar no seu potencial;
- Incrementar a motivação dos alunos para estar na escola;
- Implementar a criatividade, inovação, comunicação, colaboração e iniciativa na vida escolar.
- Considerando o acima exposto, os objetivos do projeto passam igualmente por:
- Desenvolver uma metodologia de como implementar projetos interdisciplinares e abordagens inovadoras no curriculum.
- Fomentar competências básicas nos alunos e a sua capacidade de pensar e resolver problemas.
- Promover competências digitais de professores e alunos.
A presença de diferentes parceiros de países diferentes irá certamente contribuir para diferentes ideias e abordagens que tornarão possível pensar fora de um molde estabelecido e tradicional. Tantos países, tantas tradições, tantas possibilidades de inovação. Um desafio a aceitar!