Terrorismo

Dos Irmãos Presniakov

Vladímir Presniakov (n. 1974) e Oleg Presniakov (n. 1969) licenciaram-se na Faculdade de Filologia da Universidade Estatal dos Urais (Universidade Górki, em Ekaterinburg). Ambos deram aulas na mesma universidade (Vladímir de pedagogia e psicologia, Oleg de história da literatura russa e teoria da literatura "Terrorismo" estreou a 7 de Novembro de 2002 no Teatro de Arte de Moscovo, numa encenação de Kirill Serebrennikov. Os Presniakov tornaram-se conhecidos internacionalmente a partir da estreia de "Terrorismo" no Royal Court em Março de 2003, numa encenação de Ramin Gray. Em 2003, a peça foi apresentada na Polónia e na Sérvia; em 2004, há produções programadas na Alemanha, Itália, Austrália e Suécia. 
Ler mais...

Nunca Nada de Ninguém

Adaptação da obra de Luísa Costa Gomes

"Desde a sua estreia em 7 de novembro de 1991 que Nunca nada de ninguém tem tido, no conjunto das peças que escrevi, um destino singularmente feliz. (...) Parece que o texto (...) continua a atrair e a motivar quem continua a gostar de ler e de fazer teatro."
Luísa Costa Gomes
Ler mais...

Paris Hotel

Adaptação da obra de George Feydeau

Em 1965 estreava no Teatro Monumental, pelas mãos do empresário Vasco Morgado, uma verdadeira super-produção para a época, o musical “Paris-Hotel”. Cenários luxuosos, um belo guarda-roupa e um grandioso elenco contribuíram, em muito, para o enorme sucesso desta grande peça teatral. Cerca de 50 atores passavam pelos palcos, sendo o protagonista Henrique Santana. Ao seu lado entravam: Irene Isidro, Costinha, Maria Helena Matos, Henrique Santos, Irene Cruz, Nicolau Breyner, entre muitos outros.

Quarenta e cinco anos depois, o Grupo de Teatro da Escola Secundária Maria Amália de Carvalho leva à cena esta super-produção musical.
Ler mais...

O Quiosque

De Fernado Gomes

Dramaturgo, ator e encenador, Fernando Gomes é considerado um dos valores mais sólidos do teatro independente. 

Estreia 
17 e 18 de abril de 2008, às 21:00 horas no Salão Nobre

Sinopse 
“O Quiosque“ é uma comédia que retrata uma Lisboa bairrista dos anos sessenta. Senhor Lopes, viúvo, ainda jovem, dono de um quiosque famoso em Campo de Ourique, tenta casar a filha para poder gozar a sua liberdade. O desenvolvimento deste plano acaba por envolver uma míriade de personagens improváveis, numa rede que revela a complexidade das relações humanas, num texto leve e divertido que a cada momento nos surpreende.
Ler mais...

Sétimo Céu

Adaptação da obra de Caryl Churchill

Estreia 
31 de maio de 2007, às 21:30 horas no Salão Nobre

Outras representações 
1, 5 e 6 de junho de 2007

Sinopse 
"Sétimo Céu" decorre na África vitoriana, onde Clive, o homem branco, impõe os seus ideais à sua família e aos nativos. Betty, a mulher de Clive, quer ser aquilo que os homens querem que ela seja. Joshua, o criado negro é interpretado por um branco, porque ele quer ser aquilo que os homens brancos querem que ele seja. Edward, o filho de Clive, é interpretado por uma mulher, Harry, o explorador britânico, é interpretado por uma mulher negra. Ellen, a preceptora e Maud, a avó, são interpretadas por duas personagens desdobradas.
Todo o absurdo é uma pertinente crítica a uma sociedade de “aparências”, adaptado do sugerido pela própria autora.
Ler mais...

Grupo de Vanguarda

De Vicente Sanches

O Grupo de Teatro da Escola Maria Amália participou no Festival Europeu de Teatro para Liceus, que decorreu em Marselha entre os dias 30 de março e 4 de abril de 2005 organizado pelo Instituto Superior Cadenelle. Estiveram presentes neste Festival escolas de 9 países da União Europeia (França, Espanha, Grécia, Portugal, Irlanda, Suécia, Polónia, Itália e República Checa).

Foram atribuídos à escola os prémios de Originalidade e de Excelência.
Ler mais...

A Lição

De Eugène Yonesc

Estreia 
8 de junho de 2004, às 21:30 horas no Salão Nobre

Outras representações 
9 de junho

Sinopse 
Um professor conhecido na cidade dá aulas particulares sobre qualquer assunto. É especializado em aritmética, filologia, filosofia, línguas, medicina. Ele atende alunos interessados em apresentar-se ao concurso de doutorado total ou parcial. Nesse ambiente entra a nova aluna, interessada no conhecimento do professor. O que acompanhamos após a sua chegada são as diferentes relações de poder entre as personagens. Destaca-se aqui a Governanta - uma figura aparentemente omnisciente. Através de um diálogo aparentemente absurdo, o problema universal da falha de comunicação e a procura incessante pela informação são expostos, por vezes, de forma extremamente cómica, mas também dramática, quando não trágica por essas três personagens. "A Lição" de Eugène Ionesco, procura, através do absurdo, mostrar parte da verdade das afinidades humanas e a busca infinita pelo conhecimento.
Ler mais...

Audição Mecânica para 9 atrizes

Adaptação teatral e dramaturgia de Graça Corrêa a partir do romance de Raphaelle Billetdoux

Raphaelle Billetdoux, de nacionalidade francesa e nascida em 1951 em França, publicou uma dezena de livros após ter trabalhado para o cinema e a televisão.
Em 1985, "Mes Nuits sont plus belles que vos jours", do qual foi feito um filme, tornou-a célebre. Entre as obras mais recentes contam-se "Mélanie dans un vent terrible" (1994) e "Chère Madame ma fille cadette" (1997).
Ler mais...